Introdução ao ensino do Evangelho de João (Primeira Parte):

I – INTRODUÇÃO:

Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (Jo 20:30,31)

Os evangelhos são livros do Novo Testamento que mostram quem é Jesus Cristo relatando fatos de sua vida e seus ensinos. Os Evangelistas não são neutros, mas tem propósito em tudo o que escrevem. De acordo com este propósito eles selecionam os fatos e as palavras de Jesus. João deixa claro que seu propósito é apresentar quem é Jesus e despertar a fé em seus leitores. (D. A. Carson). Assim Cristo é o centro deste livro. Nesta introdução queremos de forma geral mostrar o que João ensina sobre as seguintes questões: Quem é Jesus afinal? Qual a importância deste assunto para nós? Qual o efeito causado na vida das pessoas quando elas crêem em Jesus? Dessa forma teremos possibilidade de ter uma visão geral do livro antes de estudamos as suas diversas partes.

II – A IMPORTÂNCIA DE SABER QUEM É JESUS:

Devemos começar por aqui. Bem, qualquer pessoa antes de se debruçar sobre um assunto tem o legítimo direito de perguntar: Isso é importante para mim? Assim alguém poderia me perguntar: Porque eu devo conhecer algo a respeito de Jesus? Ora, João nos dá a seguinte razão: “O Pai ama o Filho e pôs tudo nas mãos dele. Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.” (Jo 3:35,36). Aqui claramente se afirma que só possui vida eterna quem crê em Jesus. Quem não crê não tem a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele. Deus está irado contra o pecador e esta ira em breve trará a perdição eterna sobre ele. Este pecador está destinado a morte. João diz que o único meio dele se livrar da ira é crendo em Cristo. Então eu quero lhe afirmar que sua vida ou morte depende disto. Dependendo de você saber ou não quem é Jesus, de você crer ou não em Jesus, dependendo disto ou você terá vida ou a morte virá, pois só em Cristo está a vida eterna, e fora Dele a ira permanece, e a condenação e a morte eterna são inevitáveis. Assim meu amigo eu lhe incentivo: busque conhecer quem é Jesus. Disto depende sua vida.

III – QUEM É JESUS?

João nos diz que Ele é a luz do mundo (Jo 8:32). Ele nos revela tudo o que de mais importante precisamos saber em termos de verdades espirituais. Sem Ele inevitavelmente estamos em trevas, só ele é a luz. Se estivermos em casa a noite e acabar a energia tudo ficará na escuridão. Ma se tivermos uma lanterna e a colocarmos na sala aquele ambiente ficará iluminado. Porém os outro ambientes da casa ficarão em trevas, pois a fonte da luz, a lanterna, não estará nestes ambientes. Assim se alguém não segue a Jesus não tem como ter luz. Jesus é a luz. Ele não conhecerá o que de mais importante precisa conhecer. Ele não conhecerá quem é Deus, já que é Ele, Jesus, quem revela o Pai (Jo 1:18, 14:9-11). Interessante Filipe dizer que conhecer a Deus nos basta. De fato ele estava certo, este conhecimento é o que importa. Mas ele não estava entendendo que Jesus já estava revelando o Pai.
Jesus também ilumina o mundo mostrando qual é a sua real situação (Jo 7:7, 3:19). Nesta obra Jesus não bajula o mundo. Ele diz claramente que as obras dos pecadores são más. O mundo gosta de ser iludido por isso ama as trevas, mas a luz de Cristo ilumina e mostra a dura realidade. Por isso o mundo odeia a Jesus. E você o que diz sobre isto? Esta você disposto a se aproximar de Jesus para que ele mostre seu estado diante de Deus? Não se deixe iludir pelo princípio do mundo que prefere se afastar da luz por amar o engano.
Mas Jesus, segundo João, é também o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29). Só Ele, e ninguém mais, pode tirar o pecado. Só em Cristo você poderá resolver problema que a luz dele revela. A luz revela que as obras de todos, e as suas também, são más diante de Deus. Só Cristo pode tirar estas obras, pois Ele sofreu por pecadores. Por isso que conhecer a Jesus faz toda a diferença. É questão de vida ou morte, visto que as obras de todos são más, todos estão debaixo da ira de Deus e serão condenados. Conhecer Jesus e crer Nele é encontrar a vida, pois Ele, e só Ele, tira o pecado do mundo. Caro amigo, Jesus é o único que pode lhe salvar. Esta é a mensagem enfática de João.
Mas apesar de Jesus ser o Salvador, os homens o rejeitam e não crêem Nele (Jo 1:10). Até os seus, os Israelitas, o rejeitaram (Jo 1:11). É incrível, mas as pessoas do mundo odeiam o salvador porque Ele vem e mostra que são pecadores. Eles não querem reconhecer esta verdade e se voltam contra o Salvador e aqueles que Ele envia (Jo 15:18-16:4). Isto tem sido uma realidade constante: os pecadores tem odiado o Salvador e seus mensageiros e os perseguem. E você, tem feito algo semelhante a isso? Que tipo de pregador você tolera? Os que pregam apenas bençãos ou os que falam da realidade do pecado? A luz te incomoda ou você a procura de coração? Examine a si mesmo.
No entanto João nos informa que existe um povo que virá a Cristo e que crerá Nele. Quem são estes? Será que estes virão por si mesmos ou serão trazidos por alguém? Leia com atenção este texto: “Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. Porém eu já vos disse que, embora me tenhais visto, não credes. Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: Não é este Jesus, o filho de José? Acaso, não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz: Desci do céu? Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.” (Jo 6:35-45). Alguém virá a Cristo sem que o Pai o traga? Jesus diz que não. Veja: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer”. Está claríssimo; não? Só vem a Ele quem o Pai o trouxer. Aqui está a doutrina da eleição e predestinação em João. Deus tem um povo escolhido e este povo virá a Cristo, crerá Nele. Fora a isto ninguém virá, pois todos os seres humanos odeiam a Cristo e não crêem Nele. Talvez você diga: e quanto a mim? Ora meu amigo eu lhe pergunto: Você crê em Jesus de coração? Se assim for é porque você está sendo trazido pelo Pai sendo então um eleito do Senhor. Mas se você não crê eu lhe digo da forma mais clara possível que continuando assim será condenado e de maneira justa, pois mesmo ouvindo e lendo sobre o Evangelho ainda assim o rejeita sem que ninguém o obrigue a isto. Mas ainda eu lhe exorto: Creia em Cristo e então serás salvo e descobrirás a realidade de tua eleição, descobrirás que o Senhor foi misericordioso com tua alma e isto sem nenhum mérito teu. A Ele a glória
Continua...
Pode ser copiado e distribuído livremente. Pedimos apenas que indique a fonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.