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Mostrando postagens de março, 2010

Reflexão: Cuidado com o pragmatismo!

Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles; (Atos 14:15) O pragmatismo no meio “evangélico” tem causado um profundo afastamento de Deus e das Escrituras. Por isso quero neste texto refletir sobre este perigo, que infelizmente poucos têm observado. Muitos tem visto o crescimento numérico nas igrejas com grande contentamento. No entanto este crescimento manifestamente tem ocorrido com base em práticas centralizadas no homem e não em Deus. Dessa forma as igrejas em nome de um pragmatismo absurdo têm se afastado do propósito que deveriam ter ao se intitularem seguidoras de Cristo: Glorificar a Deus seguindo sua Palavra. Que você leia e reflita a luz do que nos ensina a Bíblia! Mas o que vem a ser pragmatismo? É a opinião que afirma que a verdade está do lado do que é prático, do que é útil, ou seja, o

Exposição do Evangelho de João: O Cordeiro de Deus! (Segunda e última parte):

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo ! (Jo 1:29) IV – O CORDEIRO DE DEUS TIRA O PECADO DO MUNDO: Neste ponto precisamos entender qual o significado da palavra “ mundo ” neste verso. É possível que as pessoas interpretem “ mundo ” no sentido de cada pessoa da humanidade, ou seja, que o Cordeiro de Deus deu a sua vida por todos os seres humanos, mas que infelizmente apenas alguns crerão e por fim serão salvos por Ele. Este tem sido o entendimento generalizado da mesma forma como acontece com João 3:16. No entanto este não é o sentido bíblico. Para entendermos o significado desta palavra precisamos olhar tanto para contexto geral das Escrituras, como também para o contexto do próprio Evangelho de João. Quero começar esta breve análise pelo texto que refletimos anteriormente, ou seja, Isaías 53. Vamos lá, observemos alguns versos daquele capitulo e novamente destaco trechos importantes para a questão: Verso 8 diz

Exposição do Evangelho de João: O Cordeiro de Deus! (Primeira parte):

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (Jo 1:29) I – INTRODUÇÃO: Em nosso estudo no Evangelho de João temos visto a importância central que tem a pessoa de Jesus Cristo. Aqui encontramos o mesmo fato. No caso, é nos apresentado o testemunho de João Batista diante do próprio Cristo. Ele o chama de o Cordeiro de Deus. Toda esta centralidade nos faz entender que não podemos deixar de levar em consideração a pessoa de Cristo. Como temos visto, disto depende nossa vida (Jo 20:30,31). Assim quero meditar com você sobre o que significa Jesus ser chamado de Cordeiro de Deus. Pense e reflita. II – A IMPORTÂNCIA DOS FATOS: É preciso observarmos que o evangelista situa sua argumentação no tempo e no espaço. Ele diz: “ No dia seguinte, viu João a Jesus que vinha para ele ”. Anteriormente ele afirma no verso 14: “ E o Verbo se fez carne e habitou entre nós ”. Ora, na verdade ao lermos todo este Evangelho e os demais, e ta

Entrevista sobre Homossexualismo:

As respostas as seguintes questões são de autoria de nossa prezada irmã em Cristo: Anna Barros. Publico aqui, com a devida autorização, por considerar que nelas a visão bíblica sobre este assunto é apresentada de maneira muito clara. Este tema é bem atual , no entanto a posição das Escrituras Sagradas pouco tem sido considerada quando se discute sobre ele. Assim, penso que este texto contribui para nossa reflexão. E este é meu desejo ao publicá-lo. Outros bons textos da mesma autora podem ser encontrados neste link: http://anninhabarros.wordpress.com/ Entrevistaram-me… eis o resultado! Qual a sua formação? Em que instituição cursou? Formação em nível superior, cursando 9º período de Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco / Campus do Agreste ( UFPE / CAA ) Você acha que a escola deve tratar do tema da diversidade sexual na sala de aula? Para responder a esta questão, preciso especificar que considero a diversidade sexual existente, porém apenas sob duas categorias: homem e

Exposição de Gênesis 5: A Linhagem Piedosa (Segunda e última parte):

III – OS PIEDOSOS ANDAM COM DEUS (Gn 5:22-24): Neste texto se destaca o exemplo de Enoque, pelo fato de que sobre ele se diz algo muito curtinho mais que possui toda a significância: “ andou Enoque com Deus ”. Diante desta afirmação devemos pensar no significado deste “andar” e de sua consequência. Afinal, o que significa andar com Deus? Creio que em primeiro lugar o contexto nos mostra que é um andar centralizado em Deus. Temos visto que na linhagem de Sete isto é bem característico. A vida deles estava centralizada em Deus. Dessa forma acredito que quando se diz que Enoque andou com Deus, esta se dizendo que em tudo o que pensava, sentia, fazia, planejava, Deus era o centro, ou seja, Deus era Deus de fato para Enoque. Isso é andar com Deus! O caso de Noé no capítulo seis também nos ajuda a compreender este “andar”. Enquanto os demais viviam em rebelião a Deus, Noé vivia centrado em Deus. Observemos que dos capítulos seis ao nove de Gênesis, Noé mostra isso em termos de sua obediência

Pregação Expositiva (por Augustus Nicodemus):

Exposição de Gênesis 5: A Linhagem Piedosa (Primeira parte):

I – INTRODUÇÃO: Após termos estudado sobre a linhagem impia de Caim chegamos a esse capítulo que apresenta outra linhagem completamente diferente. Em Caim encontramos o mundanismo, ou seja, uma vida completamente esquecida de Deus e ocupada com outras coisas. Já em Sete encontramos Deus sendo colocado como prioridade em tudo. Na verdade na linhagem de Sete encontramos a atuação da graça de Deus em meio a uma humanidade caída. Este é o motivo supremo de grande consolo a todos os que amam ao Senhor. Neste estudo pretendo refletir aplicando o ensino as nossas vidas hoje na seguinte pergunta: A que grupo pertencemos: aos que amam a Deus ou aos que o desprezam? II – DEUS É O MAIOR BEM PARA OS PIEDOSOS: Quero destacar alguns fatos que demostram que o que fazia a diferença entre a linhagem de Caim e a de Sete era a maneira em que elas tratavam a pessoa de Deus. A Bíblia mostra que as seguintes coisas não diferenciam os seres humanos: nacionalidade, cor da pele, situação econômica, ou cultural

Exposição do Evangelho de João: Quem é João Batista? (Segunda e última parte):

Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu? Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não. Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo? Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. Ora, os que haviam sido enviados eram de entre os fariseus. E perguntaram-lhe: Então, por que batizas, se não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? Respondeu-lhes João: Eu batizo com água; mas, no meio de vós, está quem vós não conheceis, o qual vem após mim, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias. Estas coisas se passaram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando . (Jo 1:19-28). IV – JOÃO É A VOZ QUE CLAMA (Jo

Exposição do Evangelho de João: Quem é João Batista? (Primeira parte):

Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu? Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não. Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo? Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. Ora, os que haviam sido enviados eram de entre os fariseus. E perguntaram-lhe: Então, por que batizas , se não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? Respondeu-lhes João: Eu batizo com água; mas, no meio de vós, está quem vós não conheceis, o qual vem após mim, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias. Estas coisas se passaram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando . ( Jo 1:19-28). I – INTRODUÇÃO: Chegamos ao

EXPOSIÇÃO DA CONFISSÃO DE FÉ BATISTA DE 1689. Capítulo I: As Sagradas escrituras: Exposição dos parágrafos II e III sobre a questão da Inspiração:

Dizem os parágrafos II e III do Capítulo I da Confissão: “ Sob o nome de Sagradas Escrituras ou Palavra de Deus escrita, incluem-se agora todos os livros do Velho Testamento e Novo Testamento, que são os seguintes: O VELHO TESTAMENTO: Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio Josué Juizes Rute 1Samuel 2Samuel 1Reis 2Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias Ester Jó Salmos Provérbios Eclesiastes Cantares Isaías Jeremias Lamentações Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias O NOVO TESTAMENTO: Mateus Marcos Lucas João Atos Romanos 1 Coríntios 2 Coríntios Gálatas Efésios Filipenses Colossenses 1 Tessalonissenses 2 Tessalonissenses 1Timóteo 2Timóteo Tito Filemom Hebreus Tiago 1Pedro 2Pedro 1João 2João 3João Judas Apocalipse Todos os quais foram dados por inspiração de Deus, para serem a regra de fé e vida prática. 3. Os livros comumente chamados Apócrifos, não sendo de inspiração divina, não fazem p

Exposição de Gênesis Quatro: O terrível crescimento do pecado (Quarta e última parte):

VI – LAMEQUE E SETE (Gn 4:23-26): Chegamos ao último tópico em nosso estudo a esse capítulo de Gênesis. E aqui fica evidente dois tipos de famílias. Na de Caim, o primeiro assassino, o que se manifesta é uma vida completamente voltada as coisas desta vida sem nenhuma preocupação com Deus. Na de Sete, ao contrário, existe a invocação ao Deus Verdadeiro, ainda que naturalmente havia também o cuidado necessário com a vida neste presente tempo. Não pensemos que tal fato ocorreu apenas naqueles tempos. Não! Isso sempre ocorreu e hoje é da mesma forma. Agora enquanto você lê estas linhas existem estes dois grupos de pessoas vivendo na Terra. Existem aqueles que, a semelhança da família de Caim, vivem apenas para esta vida e nunca pensam em Deus. Estas pessoas estão muito ocupadas em alcançar coisas para esta vida. Porém, não se preocupam com a vida com Deus. Não se preocupam em ficarem ricas espiritualmente. São como aquele homem da parábola que Jesus contou (Lc 12:13-34). Chegará a hora em

Exposição do Evangelho de João: A Glória do Verbo Divino (Segunda e última parte):

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim. Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito , que está no seio do Pai, é quem o revelou. ( Jo 1:14-18). IV – O VERBO POSSUI GRAÇA PLENA ( Jo 1:16,17): João prossegue mostrando que em sua glória o Filho de Deus nos traz a graça. Aliás, graça e verdade, mas tratemos agora da graça. A graça nos fala do favor imerecido de Deus a nós pecadores culpados. Não podemos nos salvar mas em seu Filho Ele nos salva em sua graça. Esta graça é abundante, jamais termina, pois sua fonte é plena, suficiente, inesgotável. Amados, este é o Cristo Glorioso.