Breves conselhos a uma raça caída.

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir. Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.”. Rm 5:12-15.

Seria maldade não informar a um doente sobre sua enfermidade e não indicar-lhe o tratamento necessário. Da mesma forma é maldade não falarmos aos homens de sua enfermidade espiritual e não indicar-lhes a única cura. As pessoas não gostam de ouvir sobre a situação espiritual em que se encontram. Há uma espécie de romantismo que domina as mentes e as faz crer que no final o homem é bom e pode resolver seus maiores problemas por conta própria. Mas a realidade nega este pensamento e a Palavra de Deus nos diz de forma realista que todos nós pertencemos a uma raça caída em Adão. Como nosso representante Adão nos trouxe a culpa do pecado e a consequente morte espiritual. Assim somos concebidos em pecado (Sl 51:5) possuindo uma natureza que odeia a Deus e que produz todo o tipo de iniquidades (Mt 15:19). O resultado é a ira de Deus e a inevitável condenação no futuro juízo final (Ap 21:11-15). Nada podemos fazer para nos salvar. Todavia Deus pode nos salvar, e Ele o faz tão somente por Jesus Cristo. O Senhor Jesus é a Terceira Pessoa da Trindade e encarnou-se, tornou-se homem, para salvar homens. Ele viveu uma vida prefeita e morreu pelos pecados de seu povo trazendo assim a justificação no Tribunal de Deus aos que Nele creem. Só Cristo Salva.

À luz destes fatos quero dar alguns conselhos a cada membro desta raça caída:


1 – Procure conhecer profundamente o efeito do pecado de Adão a humanidade.

Por Adão entrou o pecado e pelo pecado entrou a morte (Rm 5:12). Toda a humanidade se tornou pecadora e morta espiritualmente. Esta morte implica na escravidão a três inimigos poderosíssimos que arrastam a humanidade para a perdição eterna. Cada homem esta inserido em um mundo de pecado, em meio a um sistema que como um rio o conduz para a iniquidade cada vez mais grave. Cada homem está nas mãos de um inimigo muito astuto, esperto, e poderoso, que foi capaz de persuadir um casal que possuía uma natureza santa e vivia em um jardim de delícias (Gn 3). Trata-se do diabo. Se ele foi capaz de seduzir aquele primeiro casal que nunca havia experimentado o pecado, o que dizer de suas influencias sobre homens e mulheres de hoje que amam o pecado? Cristo mostrou a dura realidade de que a natureza dos homens corre para servir ao diabo porque ama o que ele ama (Jo 8:43-45). Assim vemos que o terceiro inimigo do homem é sua própria natureza corrompida que ama o mal e odeia o bem. Este é o estado em que Adão nos deixou. Você precisa conhecer estas realidades, caso contrário se iludirá como um cego a beira de um precipício, ou como um animalzinho prestes a cair na armadilha (Pv 7:21-27). Conheça a si mesmo ó homem.

2 - Procure conhecer o Salvador, Cristo Jesus, profundamente.

Se um grave doente descobrisse um médico que mora no outro lado do mundo e que pudesse curá-lo, venderia casa para chegar ao dito médico se assim fosse preciso. Tudo faria para chegar ao salvador. Ora, Cristo é o Salvado da maior das enfermidades, o pecado (Mt 1:21). Ele assumiu os pecados de cada membro de seu povo para que sejam perdoados e feitos justos (II Co 5:21). Ele é tudo o que precisamos (I Co 1:30,31). Assim procure conhecê-lo lendo sua Bíblia em oração, pois ela nos fala Dele (Jo 5:39). Também ouça a pregação fiel, pois Deus decidiu se revelar pela pregação (I Co 1: 18-25). Seja resoluto nesta busca. Conheça o Salvador!

3 – Não confie nos recursos humanos.

Todo o poder do homem está ligado a Adão, ou seja, está afetado pela Queda. O poder do homem é fraqueza (Rm 5:12), não pode nos justificar diante de Deus, pois está manchado pelo pecado (Is 64:6). Deste poder só nasce a falsa religião baseada na justiça própria ((Rm 9:30-10:3). Mas não se pode tirar água pura do esgoto, nem bom fruto da árvore má (Mt 7:18). Deixe a tolice de confiar em si mesmo.

4 – Arrependa-se e confiem apenas em Cristo.

Se Cristo é o Verdadeiro e Único Salvador, confie Nele. Arrependa-se de seus pecados, ou seja, entristeça-se pelo pecado, aborreça o pecado e volte-se para Deus. Confie em Cristo como seu Único remédio, como o Único que pode lhe justificar, limpar diante de Deus. Desista de confiar em qualquer outra coisa ou pessoa e olhe só para Cristo, clamando por sua misericórdia (Rm 5:1,2; 10:13).

5 – Mortifique o “velho homem” e revista-se de Cristo.

Se você já é um crente não de oportunidade para o pecado. A natureza pecaminosa que vem de Adão, da Queda, deve ser mortificada. Lute pelo poder do Espírito Santo e mate o pecado (Rm 8:13, Gl 5:16-26). Creia e lute. No Senhor somos mais que vencedores (Rm 8:37).

Que estes conselhos ajudem a muitos!

Pode ser copiado e distribuído livremente, desde que indicada a fonte, a autoria, e o conteúdo não seja modificado! Adquira nossas obras clicando aqui.

Adquira nossas obras clicando aqui.

Leituras recomendadas para o aprofundamento no assunto:

Medita Estas Coisas (Nova Edição)

Medita Estas Coisas (Nova Edição)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.