Porei inimizade! - Parte Final.

Leia a primeira parte clicando aqui.  

IV – EXISTE UMA GUERRA CONSTANTE.

Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente.

Com o vocábulo “descendente” Deus se refere com certeza ao próprio Cristo. Mas também há aqui uma referência aos descendentes da mulher que seriam os pertencentes ao seu Reino. Estes teriam que enfrentar uma constante guerra contra satanás e seus seguidores. Tal fato se manifesta logo com o ataque de Caim contra Abel. Caim era do maligno e assim matou o justo Abel (I Jo 3:12; Hb 11:4, Mt 23:35). Vemos desde então a formação do grupo de descendentes de Caim, que eram homens ímpios, isto é, que desprezavam a Deus e seguiam satanás, e o segundo grupo dos filhos de Sete, homens piedosos, isto é, que adoravam e serviam a Deus. Assim, sempre houve perseguição dos ímpios contra os piedosos. Jesus falou que o mundo odiaria a seus discípulos, pois primeiro o odiou. A grande questão, prezados leitores, é que nunca devemos achar que seremos apoiados por seguirmos a Cristo. Muito ao contrário, teremos uma multidão de ímpios movidos por satanás que estarão contra nós. Além disso, teremos que lutar contra nossa própria natureza pecaminosa, que é efeito da Queda em nós. No final temos três inimigos: A carne, o mundo, e o diabo. À luz destes fatos podemos formular as seguintes perguntas: De que lado estamos? Estamos do lado dos ímpios ou dos piedosos, dos de Cristo ou dos contra Cristo? Afinal, queremos agradar a Deus ou ao mundo, a carne, e o diabo? De que lado desta guerra estamos? Eis que não há neutralidade. Você leitor deve responder estas questões sem hesitações e desculpas. E falo especialmente a cristãos visto que cada vez mais as igrejas capitulam diante do mundo.   

V – CRISTO NA GUERRA. 

Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Aqui fica estabelecida a guerra entra o diabo e o “descendente”, que é Cristo. O diabo “morderia” o calcanhar de Cristo. Isso já se vê no ponto anterior em que observamos que há uma constante perseguição contra o povo de Deus (At 9:4). Mas de maneira especial devemos notar que quando Cristo se encarnou o maligno se dispôs contra Ele de várias formas e em diversas ocasiões (Mt 4:1-11; Jo 8:42-45; Mt 16:21-23; Lc 22:3-6). Era a serpente “mordendo-lhe o calcanhar”, sim, Daquele que é o Deus-homem Jesus, descendente da mulher, cabeça de uma nova raça de redimidos. Mas nenhum de seus ataques lhe deu vitória.  Era de fato um “morder o calcanhar” o que se viu principalmente na Cruz, mas que não significava de forma alguma a derrota de Cristo, mas sim sua vitória conforme o veremos no ponto seguinte. Lembremos, como palavra de aplicação, que os que seguem ao diabo estão fadados a mesma derrota. A luta do diabo contra Cristo é o ápice de sua loucura pecaminosa e seus seguidores caminham na mesma estupidez. Qual o seu caso?

VI – A VITÓRIA DE CRISTO.

Este te ferirá a cabeça

Ao morrer na Cruz Cristo pisou na cabeça da serpente. Cristo venceu definitivamente todos os poderes das travas na Cruz (Cl 2:8-15, Ef 4:8). E assim foi, porque na Cruz Cristo pagou o preço da redenção de seu povo justificado-o aos olhos de Deus e libertando-o de todo o império das trevas. Assim, quando Cristo ressuscitou e subiu ao Pai “levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens”. (Ef 4:8). Objetivamente na Cruz Deus pôs inimizade entre a humanidade redimida e o diabo, e fez desta humanidade sua Família. Louvado seja Deus!

Amigo, você já está em inimizade com satanás? Você já se arrependeu de seus pecados e já creu em Cristo e Nele foi justificado? Você em Cristo já é amigo de Deus, ou ainda é amigo do diabo? Oh que você creia em Cristo, e que a respeito de você Deus tenha dito: “Porei inimizade”.

VII – CONCLUSÃO:

Na queda a humanidade se tornou “amiga”, isto é, escrava de satanás, presa a suas mentiras. Mas em Cristo Deus quebra esta “amizade” revelando a Verdade e objetivamente redimindo seu povo na Cruz. Deus disse: “Porei inimizade”, e de fato assim o fez em Cristo o seu amado Filho.  Amém!

Pode ser copiado e distribuído livremente, desde que indicada a fonte, a autoria, e o conteúdo não seja modificado!

Adquira os livros do blog clicando aqui.

Leitura recomendada para o aprofundamento no assunto:

Soli Deo Gloria - O Ser e Obras de Deus
Soli Deo Gloria - O Ser e Obras de Deus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.