Porei inimizade! - Parte I.

Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15.

I – INTRODUÇÃO:

Estamos diante de um texto muitíssimo importante. Podemos afirmar que aqui se encontra o Evangelho de Cristo em poucas palavras. E isto é notável por tratar-se da Palavra de Deus logo após a Queda da humanidade. Na verdade é a sentença de Deus contra o diabo por ter levado o primeiro casal ao pecado. Mas para nós é uma palavra de esperança, é o Evangelho, as Boas Novas de Salvação em Cristo vindas da boca do próprio Deus. Compreendemos esta esperança em sua plenitude ao pensarmos sobre o que havia acontecido. O primeiro casal havia cometido alta traição contra Deus colocando-se ao lado do Inimigo, o diabo. Isso fez com que perdessem todos os gloriosos privilégios da criação: A comunhão com Deus, a paz interna, a comunhão com os semelhantes e com toda a criação. O futuro da humanidade agora era negro, pois tornando-se amiga do diabo e inimiga de Deus estava debaixo da Ira do Altíssimo e inevitavelmente seria condenada. Mas eis que Deus entra e anuncia que desfará este mal. Ele porá inimizade entre a semente da mulher e a serpente e trará reconciliação dos homens consigo mesmo. Que gloriosa esperança! O Senhor diz: Porei inimizade. Estudemos agora esta esperança nas cinco verdades que brotam deste verso que exponho a seguir.

II – AO CAIR EM PECADO A HUMANIDADE PÔS-SE EM AMIZADE COM O DIABO.

Quando o Senhor diz: “Porei inimizade”, fica evidente que há amizade para ser quebrada. Se assim não fosse nunca o Senhor diria tal coisa. Mas o fato é que quando Adão e Eva pecaram também se colocaram contra Deus e a favor de satanás. Mas notemos que esta amizade é com aquele ser maligno totalmente avesso a Deus e para quem não há nenhuma esperança, mas apenas a terrível expectativa de condenação (Jd 6). Ora, o próprio Gn 3:15 mostra a total desesperança deste ser das trevas. Pergunto: Haveria amizade mais miserável que esta? Não consigo imaginar amizade pior. Porém esta é a realidade que Adão impôs a cada ser humano. Meu leitor, reflita em como é terrível estar fora de Cristo. Se este é seu caso você está em amizade com satanás e é inimigo de Deus. Não há meio termo em relação a isto. Muitos se enganam dizendo serem amigos de Deus porque não fazem algumas coisas erradas. Mas a Bíblia nos mostra que a questão é muito mais séria e profunda. Todos os que não são de Cristo são inimigos de Deus devido a Queda e amigos do diabo. Estão assim associados com o maligno e contra o Senhor. Esta inimizade com Deus se vê, por exemplo, de forma muito clara no Salmo 2. Reflita: De quem você é amigo? A Bíblia lhe diz que por sua natureza pecaminosa herdada de Adão você é inimigo de Deus e amigo do diabo. A não ser que seja convertido por obra e graça do Espírito Santo é exatamente esta a sua situação. Sei que isso é duro, mas é preciso que encaremos o fato segundo nos é apresentado.

Devemos ainda observar que a amizade com o maligno aqui referida não diz respeito em nada as coisas boas que o termo a “amizade” ou “amigo” nos faz lembrar. Normalmente quando pensamos em um amigo, pensamos em alguém que quer nos ajudar por desejar nosso bem. Este não é o caso do diabo. Estar em amizade com ele não implica que o mesmo seja “amigo” dos homens de alguma forma. Muito ao contrário, o diabo é inimigo deles, pois os odeia. O diabo não quer o bem dos homens. Não há nenhum bem no diabo. Ele é totalmente maligno. Ele tentou a Adão e Eva para destruí-los, para matá-los juntamente com toda a humanidade. Ele é assassino (Jo 8:44). Assim devemos ver esta amizade mais como uma associação para a morte do que uma amizade no sentido normal. Esta amizade se refere ao fato de que os homens amam o que o diabo ama, isto é, o pecado, e odeiam o que Deus ama, isto é, a Santidade. (Jo 8:41-47). Todos os homens não convertidos são filhos do diabo. Que quadro terrível. Esta amizade na verdade é uma escravidão mortal. O diabo os odeia e os têm no seu domínio pecaminoso. Que imundície e tristeza! O mundo jaz no maligno (I Jo 5:19). Oh meu leitor, como é importante que pondere sobre este assunto. Pergunto-lhe novamente: De quem você é amigo? 

III – APENAS DEUS QUEBRA ESTA AMIZADE MALIGNA.

O Senhor diz: “Porei inimizade”. Aqui está a Soberania Divina na Salvação dos homens. Apenas Deus pode por esta inimizade entre a mulher e a serpente. Pôr que? Porque os homens são escravos, que não possuem nenhuma capacidade de libertação. Isto fica claro de dois modos:

A – O diabo é extremamente enganoso.

Lembremos que foi capaz de iludir com suas mentiras a seres santos como Adão e Eva  que viviam num paraíso. Assim a sua capacidade de engano é muito grande.  Dessa forma, como seres humanos deste tempo, que não são santos, mas pecadores, e que não vivem num paraíso, mas num mundo de pecado, escaparão de suas mentiras? É impossível para eles. Você percebe?

B – Os homens amam o que o diabo ama.

Como já disse, os homens amam o pecado que o diabo ama e lhes apresenta.Os homens estão escravizados por esta paixão pecaminosa.  

Estes dois fatos nos deixam claro que nada pode ser feito pelos homens para desfazer esta terrível amizade com satanás. Todo o poder humano nada consegue aqui. Apenas Deus pode salvar. Pela graça somos salvos (Ef 2:8). Assim é importantíssimo que você compreenda que nada pode fazer para se libertar da amizade com o diabo. Talvez você me diga: “Mas esta notícia é completamente desesperadora. Se nada posso fazer o que adiante você me informar sobre estas coisas?”. Eu lhe respondo que é importante que você saiba disso por pelo menos dois motivos:

A – Você não perderá seu tempo tentando achar em si mesmo algum livramento que jamais encontrará. 

É por este tipo de ilusão que os homens acabam no inferno. Muitos pensam que são amigos de Deus porque se esforçam e praticam boas obras, quando na verdade continuam do lado do diabo e contra Deus. Na verdade caíram em mais uma mentira do maligno: A falsa justiça religiosa.

B – Em se desesperando de si mesmo você aprenderá a esperar no Único que pode lhe salvar: Deus.

 Desista de si mesmo e olhe para Ele. Apenas Ele pode lhe dizer: “Porei inimizade”. O grande paradoxo é: Só há esperança quando estamos desesperados de nós mesmo, pois apenas neste caso esperaremos em Deus por Cristo Nosso Salvador. E que gloriosa é esta esperança.  

Mas como Deus opera esta inimizade entre a mulher e o diabo? Podemos resumir esta ação de Deus em duas afirmações:

A – Deus quebra esta amizade maligna mediante a sua Verdade em sua Palavra.

Lembremos que o diabo trouxe a queda pela mentira. Ele é o Pai da mentira e é por ela que ele matou no início e continua matando até hoje (Jo 8:44). Mas Deus liberta seu povo mediante o anuncio da Verdade que é Cristo (Jo 8:32 e 14:6). A grande estratégia do diabo é mentir especialmente em relação a Deus. Ele fez com que Eva duvidasse da bondade do Senhor (Gn 3: 4,5). Satanás encobre a Pessoa de Deus dos homens (II Co 4:3,4). Assim ele sempre teve seus apóstolos e profetas falsos que evitam o verdadeiro conhecimento de Deus (II Co 11:13-15). Por outro lado a arma do Senhor é a Verdade em Cristo. E nesta Verdade Deus é revelado em sua glória e as mentiras do maligno são desfeitas (Jo 14: 5-11; Hb 1:1-4). Esta Verdade Deus revela por seus profetas e apóstolos nas Escrituras, e a Igreja deve preservar e propagar este bendito depósito (Ef 2:20; II Tm 3:14-17; I Tm 3:15 e 6:20; I Pe 2:9).

B – Deus regenera os eleitos para que creiam na Verdade.

O coração natural dos homens ama a mentira (Jo 8:43-47). Assim a mais óbvia verdade será desprezada por eles. Pregar a Verdade aos homens é como pregar a ossos secos. Mas Deus pode fazê-los ouvir ressuscitando-os espiritualmente por seu Espírito (Ez 37:1-14). Esta é a obra da regeneração, do novo nascimento da qual Cristo falou a Nicodemus (Jo 3:1-21). Nesta obra Deus dá aos homens a capacidade para crerem na Verdade. É pela graça que isto acontece. É obra de Deus (Ef 2:1-10). Assim o seu povo é livre de satanás, pois não é mais dominado por suas mentiras (Jo 8: 32; II Co 4:1-6: I Pe 2:9). Que assim seja com você meu leitor. Amém.

Continua... 

Pode ser copiado e distribuído livremente, desde que indicada a fonte, a autoria, e o conteúdo não seja modificado!

Leitura recomendada para o aprofundamento no assunto:  

Soli Deo Gloria - O Ser e Obras de Deus
Soli Deo Gloria - O Ser e Obras de Deus

Comentários

  1. Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom,dou-lhe os parabéns, espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer sempre o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
    Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito satizfeito.
    Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais,mas gostaria que não se sinta constrangido a seguir, mas faça-o apenas se desejar, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
    Deixo a minha benção e muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, irmão Antônio, por sua visita e palavras. Volte sempre, pois é muito bem vindo. Já visitei seu blog e estarei seguindo. Um abraço fraternal.

      Excluir

Postar um comentário

Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.