O Evangelho é a Resposta - Evangelho de Deus (Texto,áudio e vídeo)* - Manoel Coelho Jr.



Baixe o Mp3 clicando aqui.

Acesse o estudo anterior.

Ao entrarmos na segunda fase de nosso estudo olharemos para o conteúdo do Evangelho. Mas antes de tratarmos do tema em si é necessário respondermos sobre a fonte do Evangelho que anunciamos. Ora é digno alguém querer saber o porquê de crermos como cremos. Isso se torna mais importante quando o assunto se relaciona a Salvação. À pergunta sobre o que vem após a morte afirmamos que a esperança está no Evangelho. Nosso ouvinte então tem direito de saber se nossa mensagem é verdadeira, pois lidamos com sua alma eterna. Por isso não fugimos da questão de mostrar a todos a origem ou a base de nossa mensagem. 
 
1 – O Evangelho vem de Deus.

Evangelho é boa notícia. Assim, a primeira coisa que afirmamos é que o Evangelho que pregamos não é nossa invenção ou de qualquer outro homem. Se há alguma coisa que queremos mostrar é a verdade de que nenhum homem pode salvar a si mesmo. Dessa forma não desejamos anunciar um evangelho que foi inventado por algum ser humano. Ora, como alguém que não pode salvar a si mesmo pode criar uma mensagem que dê esperança à outros? Não, isso não levaria a lugar nenhum, nem seria boa notícia, mas enganação. Assim afirmamos que nossa mensagem vem de Deus, pois só Deus pode salvar. Paulo diz: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;” Rm 1:16. É Deus quem salva e só Ele. 

2 – Único Evangelho.

O ponto anterior nos leva a afirmar que só há um Evangelho, isto é, o de Deus. Cremos que Deus não muda, e que sua Vontade é absoluta. Se isso é verdade não pode ter mais de um Evangelho. Não há um Evangelho para o João e outro para Maria. Não! O Evangelho é único e o mesmo para todos. Sei que vivemos num mundo que ama o relativismo. Nós estamos nos acostumando a crer que não há verdades absolutas, que tudo é relativo. Mas isso é tolice! Existem sim verdades absolutas e a vida diária de cada um de nós mostra o fato claramente. Por exemplo, você sabe que se quer chegar a algum lugar tem de andar em direção ao mesmo, e que nunca chegará lá se andar em sentido contrário. Isso não é relativo, mas absoluto. Amigos, a verdade moral e espiritual também não é relativa. As verdades morais e espirituais são absolutas. Assim, o Evangelho é uma mensagem absoluta. Não há alguma coisa como meu Evangelho e evangelho de outro. Não há um evangelho para este grupo e outro evangelho para um grupo diferente. Não! Há apenas um Evangelho que é o Evangelho de Deus. Por isso Paulo nos diz: “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.” Gl 1: 6-8. Jesus também nos diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” Jo 1:6. Qualquer outro Evangelho é falso. Só há um Caminho para Deus que é Cristo.

3 – Evangelho de Cristo.

Olhemos novamente para o verso que acabei de citar: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” Jo 1:6. Quem disse estas palavras foi Cristo. Ele afirmou ser a única forma de nos achegarmos a Deus. Ora, o Evangelho é a mensagem que nos fala sobre como podemos nos aproximar de Deus acertando nossas contas com Ele, e é por Cristo que tudo acontece. Dessa forma não há Evangelho sem Cristo e Cristo é o Evangelho. Se quisermos entender o Evangelho precisaremos estar bem convictos de que não há genuíno Evangelho quando Cristo é abandonado, substituído, ou se adiciona a Ele outros ditos salvadores.

4 – Evangelho da Bíblia.

Mas como Deus nos revelou este Único Evangelho? Cristo nos dá a resposta com as seguintes palavras: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” Jo 5: 39. Cristo é o Evangelho e é na Escritura que o conhecemos. Dessa forma é pela Escritura que Deus nos revela o genuíno Evangelho. Oh amigos, olhemos para a Bíblia para ouvirmos a voz de Deus e conhecermos o Evangelho Verdadeiro. É porque os homens se afastam das Escrituras dando ouvidos a outras fontes que se perdem em muita confusão. Ouçamos a Bíblia. É o que desejo fazer com você neste estudo.    

Pode ser copiado e distribuído livremente, desde que indicada a fonte, a autoria, e o conteúdo não seja modificado.

*Estudo da noite de quarta-feira, dia 24 de setembro de 2014, na Congregação Batista Reformada em Belém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.