Reflexões sobre o Sofrimento - Parte XI* - Manoel Coelho Jr.



Baixe o Mp3 clicando aqui.

Resumo deste estudo...

Como o cristão deve enfrentar a perseguição?

Para respondermos esta questão precisamos entender a razão de sermos perseguidos. Na verdade este assunto da perseguição está ligado aos problemas de relacionamento que já abordamos nestes estudos. Deixei para falar no final, não porque seja menos importante, mas exatamente devido a sua grande importância. O cristão é aquele que está sujeito aos sofrimentos normais que já estudamos, porém sobre ele é acrescido mais este, isto é, ele sofre perseguição tão somente pelo fato de ser cristão. Mas vejamos dois fatos que explicam o motivo e a natureza da perseguição.

1 – Orgulho que causa cegueira.

Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.

Gênesis 3: 11, 12.

A Igreja é Coluna da Verdade. Ela está no mundo para anunciar aos homens os seus pecados. Isso naturalmente fere o orgulho humano. Consequentemente de forma soberba os homens negam a mensagem da Igreja procurando justificar seus pecados em vez de reconhecê-los, assim como fez Adão no Éden. O orgulho cega os homens a respeito de seus pecados e os faz rejeitar a Igreja por sua mensagem de confrontação.

2 – O orgulho causa acusação contra a Igreja.

A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.

Gênesis 3: 12.

Já que a Igreja mostra a Verdade dos pecados, o orgulho levará os homens a acusarem-na para se defenderem e causar-lhe ferimentos, assim com fez Adão em relação a Eva. Isso gerará uma porção de calúnias, difamações, procurando mostra que o Corpo de Cristo é um grupo de pessoas perigosas. Isso poderá evoluir para perseguição física indo até mesmo ao ponto de provocar a morte dos cristãos.

Diante destes motivos compreendemos a natureza da perseguição que na Verdade é uma revolta do mundo contra a Mensagem da Igreja de Cristo. Mas agora podemos tratar da questão inicial. Com enfrentar a perseguição contra o Cristianismo? Deixo os seguintes conselhos:

1 – O Cristão deve enfrentar a perseguição de forma consciente.

Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus. Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim. Ora, estas coisas vos tenho dito para que, quando a hora chegar, vos recordeis de que eu vo-las disse. Não vo-las disse desde o princípio, porque eu estava convosco.

João 16: 1-4.

Cristo quer que estejamos bem conscientes que segui-lo nos trará perseguição. Não nos iludamos achando que servir a Cristo é livrar-se de todos os problemas. Esse é um pensamento dos falsos mestres que leva a tolice e infantilidade espiritual. Mas o cristão genuíno saberá que pode sofrer as lutas normais e que, além disso, com certeza será perseguido de alguma forma. Ele não se surpreenderá quando a perseguição chegar.

2 – O Cristão deve enfrentar a perseguição confiando em Deus.

Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia. Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério. Quanto a Tíquico, mandei-o até Éfeso. Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos. Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu fortemente às nossas palavras. Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta! Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!”.

II Tm 4: 9-18.

Os cristãos nesta vida são como soldados atravessando o país inimigo, e assim sujeitos a ataques de todos os lados. Todavia o Senhor está com seu povo em cada momento e lugar desta peregrinação. Portanto cada um deve confiar no Senhor como fez Paulo, sabendo que Deus o levará até o Reino Celestial. Enfrentemos tudo com confiança nEle.

3 - O Cristão deve enfrentar a perseguição de forma fiel.

Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

I Coríntios 1: 18- 24.

O mundo procurará demostrar que não quer a mensagem cristã, taxando-a de escândalo ou loucura. A tentação para ceder será grande, mas na confiança no Senhor, conforme o ponto anterior, o cristão deve ser fiel e decidindo nada saber a não ser a Cristo Crucificado (I Co 2:2).


Continua...  

Pode ser copiado, distribuído, e traduzido livremente para outro idioma, desde que indicada a fonte, a autoria, e o conteúdo não seja modificado. 

*Pregação da noite de domingo, 08 de Fevereiro de 2015, na Congregação Batista Reformada em Belém.



Conheça e inscreva-se nas páginas do blog no Youtube e Facebook :

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.